O que é energia solar?

É a energia gerada a partir dos efeitos da radiação solar em materiais semicondutores, como o fotovoltaico, isso acontece porque os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células fotovoltaicas. Esta é uma fonte de energia renovável cada vez mais importante em razão da intensificação do efeito estufa. A energia solar é uma das formas mais promissoras de contornar um problema mundial aproveitando o sol como fonte de energia limpa, sustentável e gratuita.

O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar que se transforma em energia, a qual pode ser usada normalmente para abastecer uma residência, comércio, indústria, condomínio e também muito utilizada na área rural. Entre os materiais mais adequados para a conversão da radiação solar em energia elétrica, os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício. 

Para garantir o máximo aproveitamento da radiação solar para geração de energia elétrica é importante ajustar a posição do coletor, módulo ou painel solar de acordo com a latitude local e o período do ano em que se requer mais energia. Aqui no Brasil – que está localizado no Hemisfério Sul, por exemplo, um sistema de captação solar fixo deve ser orientado para o Norte, com ângulo de inclinação similar ao da latitude local. Por isso, é extremamente importante que a equipe responsável pelo projeto e pela instalação seja técnica e responsável, com engenharia envolvida.

Quando falamos de responsabilidade da equipe, estamos nos referindo aos conhecimentos atualizados e equipamentos de qualidade utilizados durante o projeto e a instalação do sistema fotovoltaico. Estudos científicos esclarecem melhor a média de insolação anual de cada região do País e a duração solar do dia em diferentes latitudes e períodos do ano, sendo importante analisar a região de instalação e o consumo diário da Unidade Consumidora (UC), em kWh, o que irá determinar a potência necessária para suprir a demanda de energia naquele local.

Quanto custa a instalação de um sistema fotovoltaico?

Depende de vários parâmetros, como local, sombreamento, orientação solar, mas, principalmente, do seu consumo. Orientamos nossos clientes para que tenham uma economia de até 95% na sua conta de luz. 

A diminuição dos preços é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado fotovoltaico. As projeções apontavam até 700 GW de potência instalada mundialmente em 2020, 200% a mais do que os dados registrados em 2015. Contudo, ao gerar energia localmente com painéis solares, você precisa entender essa atitude como um investimento a curto, médio e longo prazo. 

Ainda que pareça um montante alto na instalação do sistema fotovoltaico, lembre-se que a previsão é manter os custos com energia elétrica nos níveis mínimos por cerca de 25 anos, ou seja, você primeiro precisa calcular uma média de custos com energia de pelo menos mais duas décadas e comparar com o custo do projeto e instalação da sua geração local de energia solar. Então, antes de fazer o cálculo numérico é essencial fazer essa projeção de economia diluída em cerca de 300 meses. O tempo de retorno do investimento é chamado de feedback.

Todos esses parâmetros são analisados em um programa específico que apontará a potência ideal do gerador fotovoltaico, a quantidade de placas e a infraestrutura de instalação.

Something is wrong.
Instagram token error.

ALGUNS SISTEMAS INSTALADOS

Open chat